Monday, September 30, 2013

fotos da expo em cottbus


duas fotos da montagem da exposição no dkw museum, em cottbus. os cliques são do meu amigo amado kevin fuchs.


autotomy (...) peraí



e um vídeo em que carmen schliebe, chefe do depto. de fotografia do museu, faz um pequeno tour pela mostra e explica três trabalhos (o de kevin, de sarah walzer e o meu). é em alemão, mas o importante são as figura!


dfkhjwotv oeicfmuwoeui xoeirumwoeirc



Friday, September 27, 2013

chegar em casa e ter alguém te esperando.







Saturday, September 21, 2013

na elle chinesa!

autotomy (...) foi publicada na elle china. agora só falta eu fotografar a campanha da louis vuitton (a louca).



pena que não me perguntaram se podiam

dizeres do dia

"porque ela vai ser o quis inventando um lugar".


caetano veloso, em "tigresa".


Monday, September 16, 2013

flores e um pote de doces e um homem com flores









já faz um mês do meu aniversário e meus presentes morreram todos.



Sunday, September 15, 2013

sinto muito, mas ainda quero salvar o mundo

estou há dias preparando o workshop que vou ministrar no dkw museum cottbus, sobre fotografia e revolução (na verdade, queria que o tema fosse fotografia feminista, mas como achei que iam achar antipático, mudei um pouco pra poder falar da mesma coisa, dentro de um contexto agora mais amplo).

eu escrevo tudo à mão num caderninho que ganhei da minha amiga mariana maciel, em aveiro. eu escrevo tudo à mão.

nas anotações, me pergunto se fotografia pode mudar o mundo e respondo que não. depois me pergunto se, mesmo assim, fotografia pode contribuir, se é relevante, e respondo que sim, mesmo sem saber direito.

ter consciência disso é assim, um descalabro, um desaforo, como a vida.

não ligo a mínima pro que a fotografia pode ou não fazer.

meu único interesse é salvar o mundo.

Saturday, September 14, 2013

morte e vida do meu projeto de conclusão de curso, parte 10

se eu soubesse, em vez de tirar fotos, escreveria um romance.



na casa de katrina
hiv-positivo desde os 19






para ler a parte 9.

esse projeto é meu trabalho de conclusão de curso, sobre mulheres vivendo com HIV (e meu nosso medo da morte), a ser apresentado em outubro de 2014, em formato de livro e exposição  estou financiando a realização dessa série através de várias acoes neste blog. uma das formas de ajudar é comprando pôsteres de fotos feitas por mim. para saber mais, clica aqui!

Thursday, September 12, 2013

pensamentos importantes de quinta-feira

conversa-mole que ficou dura, no chat do facebook com meu editor, schneider carpeggiani:

17:55 Adelaide Ivánova
(...)
tu acha que tem que bombardear a síria?

17:56 Schneider Carpeggiani
não pow claro q não, obama é um escroto

18:01 Adelaide Ivánova
e ajuda aquele povo como hein? (pergunta honesta, de coracao)

18:04 Schneider Carpeggiani
ivi tem de haver outra forma sem ser com bomba, tem de haver outra forma

18:12 Adelaide Ivánova
é eu tenho pensado muito nisso... nao somente numa solucao pra siria, mas pra esses conflitos todos, como soluciona? sabe? como deminiui a dor das pessoas? afe... se a pessoa pensa muito endoida

18:17 Schneider Carpeggiani
e se a pessoa não pensa muito fica fazendo música com o nome de work bitch



é isso. nao faz mal nenhum britney continuar britnando, nem faz mal nenhum que todo mundo continue britnando apesar do mundo lá fora.

nao faz mal nenhum.

tampouco ajuda em nada.

pensemos.


uiuiui

notinha fofa sobre nossa expo em cottbus na art magazin!

pra ver as figura, clica!



amor

Tuesday, September 10, 2013

morte e vida do meu projeto de conclusao de curso, parte 9

a dhiva é uma revista mantida pela GSSG, a fundacao e saúde sexual de colônia. nessa edicao eles publicaram uma notinha sobre meu projeto:


em alemôo

sigo procurando por mais pessoas, mas é muito difícil. nao sei mais com qual argumentos negociar. dá uma desânimo...

viajo semana que vem pra visitar ela, que acabou de fazer uma cirurgia por conta do câncer no ovário (pois é, câncer e hiv...). mas preciso também encontrar alguma mulher em berlim, porque ter que viajar tanto é muito caro e o mesmo dinheiro que gasto com pasagens podia gastar com o financiamento do livro... aiaiaiaiai.




esse projeto é meu trabalho de conclusão de curso, sobre mulheres vivendo com HIV (e meu nosso medo da morte), a ser apresentado em outubro de 2014, em formato de livro e exposição  estou financiando a realização dessa série através de várias acoes neste blog. uma das formas de ajudar é comprando pôsteres de fotos feitas por mim. para saber mais, clica aqui!

Monday, September 09, 2013

al-fêmea nius pra comecar bem a semana

1. me recusei a comentar o auê em torno de miley cirus porque, juro, nao entendi porque tanta comocao em torno de uma cantora norte-americana sem nenhum talento que a carreira ainda crianca e cresce e decide mostrar ao mundo que transa. a lista de gente que fez isso antes de miley é longa! sério, por que, a gente ainda se choca com miley de biquini de látex a ponto de termos ignorado totalmente que no mesmo finde, ocorreram os ataques com armas químicas na síria?

enfim, comento finalmente, porque ia ser legal se vocês lessem o artigo publicado no assunto na coluna de sasha weiss no ny times. a melhor frase do texto: "We’ve become more interested in the response than in the event that occasioned it".


2. o estuprador ficou #chatiado que pegou HIV da moca que estuprou.

en ein, chega fai pena, né, o bichinho...


3. freirinhas dos infernos tocando o terror! i die. elas lutam contra a implantacao de uma pipeline que vai cruzar os eua. independente dos interesses que a igreja católica tem e deve ter também nesse caso, essas veinhas estao ao menos engajadas na rpeservacao do meio ambiente...

acho certo.




4. relato de mariana ceccon, estagiárias da cbn que foi vítima de assédio sexual no trabalho. o caso tomou proporcoes nacionais, quando 3 jornalistas da rádio se demitiram e os outros funcionários fizeram greve, diante do descaso e indeferenca com que os chefes da cbn lidaram com o caso.

apesar de achar uma bobagem como a mariana fica destacando o tempo todo que nao é feminista, o relato dela é sincero e claro.  leiam!


5. post lúcido sobre a depilacao de nanda costa e a réplica imbecil do imbecil do sheik, que nao segurou a onda depois de ter sido chamado de viado pelos torcedor brucutu do curíntia, por ter dado um selinho em sei lá quem - como se dar selinho em alguém fizesse de alguém alguma coisa, esse bando de imbecil vive lambendo os focinho dos seus cachorros e ninguém diz que é zoofilia, diz? se bem que pela quantidade de merda que essa gente fala, poderia-se dizer que cropofagia rola, sim.


6. outro texto no ny times, do colunista frank bruni, sobre cultura do estupro (particularmente nos eua, no fim das conta, universal).

“When the worst thing we say to a boy in sports is that he throws ‘like a girl,’ we teach boys to disrespect the feminine and disrespect women. That’s the cultural undercurrent of rape.”


7. pelamordedeus leiam essa história dessa menina de 12 anos, e assinem essa peticao, contra a lei da mordaca "anti-mulher", a ser aplicada pelo governo afegao, que poríbe que membros da família da mulher agredida deponha num tribunal. OI??????????????


8. aí tá certo: a menina foi estuprada aos 14, ficou grávida, e pelas leis de direito paterno do estado de massachusetts, tem que partilhar a guarda do seu filho com o homem que a estuprou! o cara foi até condenado a 16 anos de prisao, mas ela é obrigada a levar o filho na prisao pra visitar o "PAI". nao apenas isso, mas ela tem que participar de todas as acoes legais e envolvendo o processo do "pai" do seu filho e eventualmente pagar pelos custos delas.

GENTE!

é essa lei de merda que feliciânus quer trazer pro brasil.


9. a fístula obstétrica atinge 2 milhoes de mulheres no mundo. eu nao sabia, afe... a página sobre o assunto no wikipedia é uma merda, mas aqui vai o video bem simples e direto, da campanha end fistula, narrado por natalie imbruglia (que ainda nao perdoei por ter roubado meu amor da infância, daniel johns hahah). no site dá pra fazer doacoes também, se for de vosso agrado.


 



10. e last but not least, documentário sobre transsexualidade no ira, país onde transsexualidade é permitida e a homossexuais condenados à morte (vai entender...). via fabiana moraes, aquela rainha.


 

a cabalinha como sempre arrasando...

Make Peace With Your Past 
 Monday September 9, 2013 

 Carrying unnecessary baggage from our past holds us back from all the infinite joy we are meant to receive in life. What you have experienced does not determine who you are. Make peace with your past. It’s how you can make the most of the present.




caralho.

Saturday, September 07, 2013

saldao invadindo as casas de família

algumas leitorinhas que participaram do saldao tcc (parte 1) mandaram fotos das fotos!

encomenda recém-chegada na casa da bia goncalves


selecao homossexual do fabio leal 
(queria uma rima a pulso)


a tassia já deu destino às suas


e a bela selecao de pat cardoso invadindo seu coracao
(a louca)



meu trabalho de conclusão de curso, sobre mulheres vivendo com HIV (e meu nosso medo da morte), a ser apresentado em outubro de 2014, em formato de livro e exposição , está sendo financiando  através de várias acoes neste blog. uma das formas de ajudar é comprando pôsteres de fotos feitas por mim. para saber mais, clica aqui!

Monday, September 02, 2013

morte e vida do meu projeto de conclusão de curso, parte 8

eu sempre fiquei enfurecida com a cafuçuzação do termo "inconsciente coletivo", que de repente todo mundo começou a usar quando era pego em flagra copiando alguém (acontece muito no povo das moda), justificando uns plágio safado. 

pois eu paguei minha boca.

tem uma série que eu adoro, sworn virgins, feita pela pepa hristova, da ostkreuz. eu amo muito tanto tema, quanto as soluções imagéticas que a pepa encontrou. eu sempre voltava a essa série na época que estava fotografando autotomy (...), e cheguei a comprar essa aqui pro meu gatinho, no leilão que a agência fez no ano passado. fazia mais de um ano que não olhava essa série, e hoje mencionei o trabalho prum amigo e decidir ir olhá-la de novo.

pois qual não foi minha surpresa quando abri o livro e dei de cara com essa foto aqui:


original

abaixo, retrato que fiz da katrina, uma das mulheres vivendo com hiv que tenho fotografado, em junho deste ano:

cópia inconsciente (ainda assim, cópia). tem até
um urso de pelúcia (mini, mas tem) ali atrás do
braço dela, 
minha gente! que horror!


o wikipedia diz que inconsciente coletivo é "(...) conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psique. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos. O inconsciente coletivo também tem sido compreendido como um arcabouço de arquétipos cujas influências se expandem para além da psique humana".


dei um google bem safado em bem rápido, misturando uns termos-chave como "sofá", "retrato", "famoso" e o que veio foi isso aqui:

hahaha 

kate moss em 1992, não sei quem é o fotógrafo

marlene dietrich, também não sei quem tirou a foto

madame recamer, por jacques-louis david, paris 1980


aí dei uma busca nas agências magnum e ostkreuz, usando "sofá" e "retrato":

foto de sibylle bergman, 2002.
para ver o resultado da busca na ostkreuz





eu tenho um mini-álibi: me parece ser um costume universal pendurar um quadro em cima do sofá. haha.



esse projeto é meu trabalho de conclusão de curso, sobre mulheres vivendo com HIV (e meu nosso medo da morte), a ser apresentado em outubro de 2014, em formato de livro e exposição  estou financiando a realização dessa série através de várias acoes neste blog. uma das formas de ajudar é comprando pôsteres de fotos feitas por mim. para saber mais, clica aqui!